Tradição


Bolo dos noivos: O bolo é há séculos um símbolo de boa sorte e de festividade. No tempo dos Romanos a noiva comia um bocado de bolo feito de farinha e agua e exprimia o desejo de que nunca faltasse ao casal o essencial para viverem. Cada convidado recebia então uma fatia de bolo. Hoje celebra-se com bolos de múltiplas camadas ,branco ou colorido, doce, decorado e com recheios diferentes, o bolo de casamento é indispensável nas festas. Ele faz parte até mesmo das celebrações mais simples, onde os noivos comemoram apenas com um bolo e um brinde com champagne. Conta uma lenda que antigamente, todos os convidados levavam pedaços de bolo para os casamentos, que eram empilhados até formar uma pirâmide. Até o dia que um padeiro teve a ideia de confeitar os pedaços de bolo juntos, formando um bolo de vários andares. Esta tradição tornou-se frequente nos casamentos até os dias atuais., ricos de frutos e cobertos de açúcar com complicadas decorações ., mas mantém-se o costume de distribuir uma fatia por cada convidado , de modo que todos possam compartilhar da boa sorte do feliz casal.
O corte do bolo constitui o ponto alto da festa. O noivo pousa as mãos sobre as da noiva para segurar a faca e procederem ambos, ao primeiro corte do bolo. Segue-se a distribuição de fatias pelos convidados. Segundo a tradição popular, se as damas de honora ou alguma convidada solteira conservar a sua fatia do bolo e a meter á noite debaixo do travesseiro, sonharão com o seu futuro marido.

Noivinhos no topo do bolo: Divertidos ou clássicos, as miniaturas dos noivos ou caricaturas sempre retratam uma cena que ficou na memória do casal ou contam um pouco de sua história. Antigamente, eram usados modelos padrões, feitos de resina ou porcelana. Com a chegada do biscuit, os noivinhos personalizados ganharam destaque nos casamentos. Hoje eles são preferência nacional e já estiveram presentes em vários casamentos de famosos e até na abertura da serie Tapas & Beijos. Os noivinhos para o topo de bolo combinam com todos os estilos de casamento e decoração.

You Might Also Like

4 comments